Posso ter um poço artesiano na minha casa?

2 Comentários
[vc_custom_heading text=”Compartilhe” font_container=”tag:h6|text_align:center” use_theme_fonts=”yes” css=”.vc_custom_1564597713120{margin-top: 3% !important;margin-bottom: 2px !important;}”]

O poço artesiano pode ser construído em casas, hotéis, zonas rurais, condomínios ou áreas maiores, que atendam uma comunidade. O ideal é que haja um espaço significativo para que caibam máquinas, os equipamentos usados na perfuração e demais etapas da construção, mas para a CPA isso não é dor de cabeça. Entenda.

Estima-se que 97% de toda água doce existente no planeta esteja no subsolo e a perfuração de poços artesianos é uma ótima opção para consumir esse recurso hídrico de forma consciente e sustentável. Essa técnica é considerada o meio de captação de água que menos agride o meio ambiente, quando feito de modo responsável por uma empresa séria e de forma correta, para que seja bem construído, seguindo normas e as legislações.

Já sabemos que poços artesianos estão sendo altamente requisitados, principalmente em grandes construções civis, por uma série de motivos. Primeiramente, para garantir água de qualidade, sem tratamento químico, com um custo relativamente baixo para o empreendimento. Você não vai precisar preocupar-se com os períodos mais secos, e, ainda, vai evitar alguns problemas, como, por exemplo, o racionamento, trazendo assim maior segurança hídrica.

Quanto um poço é capaz de suprir?

Em residências, considera-se o consumo de 200 litros diários por pessoa. Uma casa de 500 m² e com quatro pessoas, piscina e jardim, precisa de um volume entre 2.200 e 2,7 mil litros por dia. Mensalmente, gastará entre 66 mil e 81 mil litros. Se a moradia possuir um poço que produza mil litros por hora, o mesmo deverá operar entre duas horas e meia a três horas diárias.

Quais são os trâmites legais para ter um poço artesiano em casa?

Antes de iniciar as obras, é preciso fazer um estudo de viabilidade do projeto, avaliando qual a vazão necessária que o poço artesiano precisa ter para abastecer a sua casa e se a água do lençol freático é adequada para o consumo.

É necessário ainda a outorga fornecida por órgãos estaduais. Esse documento é a “autorização” que o poder público (União, Estado ou Distrito Federal) emite para dar o direito de uso de recurso hídrico, por prazo determinado.

É importante que o poço artesiano seja perfurado por máquinas e empresas especializadas e cadastradas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), bem como por profissionais técnicos como, geólogos e engenheiros de minas, que também tenham atestado certificado pelo órgão.

No momento que o poço tiver água fluindo para o condomínio, é preciso analisar a qualidade, com testes de potabilidade. O órgão local aprova se a água é segura para ser usada (para beber ou não).

Você quer ter um poço artesiano em casa, mas acha que não tem espaço suficiente pra máquina entrar e realizar a perfuração?

A CPA pode ajudar de forma simples e rápida. Com um diferencial das outras empresas que contam apenas com máquinas grandes e que não entram em determinados locais, nós possuímos equipamentos menores e exclusivos, que têm capacidade de perfurar qualquer lugar em que um carro possa entrar, o que facilita o acesso a pequenas áreas, garantindo assim seu tão sonhado poço artesiano em até 24 horas.

 


Agende um café com a nossa equipe para conhecer a nossa empresa ou solicite um orçamento diretamente pelo site.

Quanto tempo dura um poço artesiano?
benefícios em ter um poço
9 Benefícios em ter um Poço Artesiano

2 Comentários. Deixe novo

JACQUELANE DE CASTRO ALVES
13 de setembro de 2021 11:07 PM

Boa noite! Quero maior esclarecimento sobre o poço artesiano.

Responder
José Geraldo Piva
27 de outubro de 2021 6:06 PM

Moro em itu e na minha casa já possuo um poço com 30 m de profundidade mas gostaria de aprofundar mais , isso é possível. Sendo que tenho pouco acesso ao poco. Ou então talvez perfurar em um outro local. Gostaria que entrassem em contato comigo para arredondar essa ideia , obrigado

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu