Dicas para economizar água

Nenhum comentário
[vc_custom_heading text=”Compartilhe” font_container=”tag:h6|text_align:center” use_theme_fonts=”yes” css=”.vc_custom_1564597713120{margin-top: 3% !important;margin-bottom: 2px !important;}”]

Provavelmente, você já ouviu dizer que a Terra é o planeta água. O problema é que 97,5% da água do planeta é salgada, apenas 2,5% é doce e a maior parte dela está aprisionada em aquíferos subterrâneos e geleiras.

Isso significa dizer que apenas 0,0065% da água na Terra é doce e está disponível para consumo.

Talvez a maioria das pessoas saibam da sua importância e da sua escassez, e, por isso, é importante começar a economizar agora.

E para isso, é possível adotar algumas medidas simples no dia a dia para reduzir o consumo de água na residência. Além de contribuir com a redução total do consumo da sua cidade, ainda gera uma economia na conta no fim do mês.

Confira algumas dicas de como economizar água no dia a dia, com ações simples e práticas:

Tome banhos mais curtos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5 minutos é o tempo ideal para tomar um banho e economizar água.

Além de reduzir o tempo debaixo do chuveiro, evite também deixar o chuveiro aberto enquanto ensaboa.

Um banho de 15 minutos com o chuveiro aberto, consome 140 litros de água. Se você fechar o registro ao ensaboar, o consumo cai para 40 litros, gerando uma economia de 3.000 litros por mês.

Mantenha a torneira fechada e fique atento a goteiras

Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, mantenha a torneira fechada.

Fique atento também se a torneira continua pingando água, mesmo quando fechada. Aquele ping ping faz uma boa diferença na sua conta.

No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados apenas pelo mau fechamento das torneiras, isso custa cerca de R$ 1.200,00 em sua conta de água.

Na maioria das vezes, trocar a borrachinha da torneira sai muito mais barato.

Cuidado com os vazamentos

De gota em gota, um vazamento pode desperdiçar cerca de 45 litros de água por dia, ou 96 mil litros de água potável em um buraco de dois milímetros em um cano.

Dê uma geral nos canos da sua casa para evitar esse gasto. Se descobrir um vazamento em um cano da rua, entre em contato com a companhia de água do seu estado.

Use a descarga com consciência

Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água.

Aposte em sistemas inteligentes que controlem a pressão da água. A que compensa mais para o bolso e para o planeta, a longo prazo, é a peça que tem duas opções de jatos, chamada de descarga com duplo acionamento: um mais fraco e outro mais forte, respectivamente, para quando você fizer o número um ou o número dois!

Essa tecnologia (válvula dual flush) é capaz de economizar água em até 50% do volume tradicional. Há também a possibilidade de regular a válvula da descarga, diminuindo a pressão da água e, consequentemente, o consumo.

Não utilize a mangueira

Seja para lavar o carro ou regar as plantas, não utilize a mangueira.

Cada vez que a mangueira fica ligada por 15 minutos, são perdidos 279 litros de água.  Isto significa que, se você usar a mangueira uma vez por semana, mais de 14 mil litros de água por ano vão para o bueiro da rua.

Mas, há opções que podem ajudar. A mangueira com esguicho-revólver ajuda a reduzir a quantidade de água, gerando uma economia de 96 litros por dia.

Na hora de regar as plantas, por exemplo, prefira fazer isso durante a manhã ou à noite, para reduzir a evaporação.

Já para lavar o carro, use um balde e um pano e, se possível, não o lave durante a estiagem (época do ano em que chove menos).

Muita gente gasta até 30 minutos para lavar o carro, com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

Use a vassoura para limpar a calçada

Sabe aquela preguiça de varrer o quintal? Seria muito mais fácil amontoar as folhas das árvores em um cantinho com um jato d’água, não é mesmo? Esqueça essa ideia!

Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Utilize a vassoura ou água de reuso para essa tarefa.

Cuide da água da piscina

Cobrir a piscina diminui a evaporação da água em até 90% e a economia pode chegar a 3.800 litros de água por mês.

Uma outra dica é evitar trocar a água da piscina frequentemente. Aprenda como limpar a piscina corretamente para evitar o descarte de todo aquele volume de água, muitas vezes sem necessidade.

Instale telhados verdes ou cisterna para armazenamento de água.

Os sistemas de reuso profissionais são caros, mas um investimento que, a longo prazo, gera economia no consumo de água e ainda mais na conta.

Os chamados ecotelhados são responsáveis por captar a água da chuva. Esse tipo de telhado deixa a casa mais fresquinha também, porque distribui de forma uniforme o calor do sol e a água para as plantinhas.

Outra opção é construir uma cisterna em casa, considerada uma das melhores e mais eficazes opções em relação à redução no consumo de água, podendo ser instalada em apartamentos, condomínios e casas. Com ela, é possível economizar até 50% do valor da conta de água.

A água da chuva captada por esses sistemas pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa, lavar o quintal ou até mesmo dar banho no seu cachorro.

Porém, não é apropriada para consumo humano ou de animais, pois traz resíduos da atmosfera – fervê-la simplesmente não adianta. Se ela passa pelo telhado e pela calha antes de cair no recipiente em que será armazenada, é ainda pior.

Use acessórios inteligentes para ajudar na economia

Regador, esguicho-revólver, aerador, redutor de pressão, arejador, etc. Essas peças são vendidas em lojas de utensílios domésticos, casas de construção ou de ferragens. Elas servem para serem acopladas na ponta da torneira ou da mangueira, reduzindo o volume e a pressão da água.

As descargas duplas, por exemplo, que liberam três ou seis litros de água por acionamento, são uma boa pedida.

A válvula de acionamento duplo também é uma opção ótima para reduzir o desperdício, além disso, pode proporcionar uma economia de aproximadamente 60% em relação à válvula tradicional.


 

Economizar água não é vantajoso somente para a sua casa ou seu bolso, todo o planeta agradece, afinal, a água é um recurso finito e extremamente importante para os seres humanos, plantas e animais.

Com as nossas dicas de economia de água, você está pronto para reduzir bastante os gastos no fim do mês e, de quebra, ser um cidadão exemplar para o mundo.

 

poços artesianos
Poços Artesianos: elimine suas 7 maiores dúvidas
Construção de um poço artesiano
Construção de um poço artesiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu