A Importância da água para o produtor rural

1 Comentário
[vc_custom_heading text=”Compartilhe” font_container=”tag:h6|text_align:center” use_theme_fonts=”yes” css=”.vc_custom_1564597713120{margin-top: 3% !important;margin-bottom: 2px !important;}”]

Saiba qual a importância da água na produção rural e descubra como gerenciar o uso e diminuir seu consumo, sem alterar a produtividade.

A água é fonte essencial para a vida, porém é um recurso escasso e que deve ser bem manejado para evitar desperdícios e contaminações.

A produção rural, especialmente a agricultura, é uma atividade que demanda o uso da água para o cultivo dos alimentos, manutenção das lavouras e nutrição dos animais.

O uso da água no setor rural brasileiro

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o consumo de recursos hídricos (que inclui o consumo de água para irrigação, uso na indústria e o abastecimento humano) no Brasil deve aumentar 24% até 2030.

Dados da Embrapa revelam que a irrigação é a que mais consome, sendo 11% dessa água para matar a sede dos rebanhos e apenas 1% para abastecer as áreas rurais.

Na agricultura, a cana-de-açucar é a cultura de maior consumo de água, ocupando o primeiro lugar como maior área irrigada no Brasil, seguido pelo arroz cultivado sob inundação.

Já no abastecimento animal, o rebanho bovino é o que mais utiliza água, 88% do total usado anualmente, seguido de 5% dos suínos e 2% de aves, caprinos, equinos, bubalinos e ovinos.

Na nutrição de vacas leiteiras, a água é o alimento de maior demanda quantitativa, pois o leite contém, em média, 87% de água na sua composição e pode representar de 55% a 70% de massa corporal em bovinos adultos e de 80% a 90% em animais jovens e recém-nascidos.

Com esses números, podemos ter uma noção do impacto que a falta ou má qualidade desse recurso causaria na agricultura e na produção rural.

 

Veja também:

A seca tem comprometido a sua produção no campo? Veja como minimizar os impactos

 

Irrigação

A irrigação é essencial para o cultivo das lavouras, mas em algumas regiões, como o centro-oeste, a chuva, apesar de não ocorrer durante todo o ano, é suficiente para atender às necessidades.

Já em outros lugares, como o semiárido nordestino, há uma grande deficiência de chuvas e é inevitável o uso de irrigação para garantir a produtividade.

Entretanto, o processo de irrigação não é tão simples, é necessário medir a quantidade de água no solo e as condições climáticas da região, além de ter conhecimento sobre a quantidade de água necessária para cada cultura, a fim de evitar desperdícios.

Gerenciamento e reserva de água

Hoje em dia existem tecnologias que visam reduzir o desperdício da água, tanto para lavouras irrigadas, quanto para as que dependem da chuva.

E devido à importância de se obter água de qualidade, muitos produtores rurais investem no tratamento e na forma de reserva da mesma.

Quando a água é para a utilização em indústrias, existem exigências rígidas quanto ao teor de cálcio, magnésio e outros elementos químicos. Já quando o destino é para homens e animais, as exigências sanitárias obedecem a outros parâmetros de qualidade.

A reserva de água de uma fazenda deve estar relacionada ao seu consumo diário, por isso, atualmente o poço artesiano é a melhor opção tanto para a ingestão, quanto para a irrigação do pasto, em função de reserva e qualidade da água.

No entanto, antes de perfurar um poço artesiano, deve-se considerar variações sazonais, que levam à seca de fontes em alguns períodos, e é necessária a análise de uma equipe qualificada para conhecer a vazão real da região onde a fazenda ou sua produção está localizada.

 


Para este e outros serviços, conte com a CPA! Fique por dentro de todas as redes sociais e se restarem dúvidas, entre em contato conosco!

informativo sobre outorga
Informativo sobre Outorga
poços artesianos
Poços Artesianos: elimine suas 7 maiores dúvidas

1 Comentário. Deixe novo

Olá tudo bem?  Sou produtor rural gostaria de saber se existe algum projeto em que eu  possa solicitar do governo a construção de um poço artesiano para irrigação

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu