Aprenda como tratar a água contaminada com ferrugem

8 Comentários
[vc_custom_heading text=”Compartilhe” font_container=”tag:h6|text_align:center” use_theme_fonts=”yes” css=”.vc_custom_1564597713120{margin-top: 3% !important;margin-bottom: 2px !important;}”]

Confira aqui como fazer o tratamento da água com ferrugem e garanta efetividade para o seu poço artesiano!

Analise a água do seu poço!

A primeira medida, antes de realizar qualquer procedimento de limpeza, é fazer uma avaliação da água que está no poço, para que assim sejam detectadas anormalidades. Desta forma, você poderá avaliar se a água está poluída. As alterações podem ser notadas no gosto, na cor ou odor. No caso de haver ferrugem, a água ficará amarelada em razão de uma reação dos metais solúveis e o oxigênio, que podem ocorrer em um determinado tempo após o repouso e a precipitação, trazendo alterações visuais que são facilmente notáveis.

Quanto à água contaminada existente no poço artesiano, pode ser por ação de ferrugem ou consequência da falta de tratamento correto. Fica, então, nítida a presença de micro-organismos que sobrevivem a alguns tipos de tratamento.

O descarte de agrotóxicos, metais pesados e fertilizantes também pode ajudar no processo de contaminação da água.

Modos de fazer a limpeza da água:

Uma das principais maneiras de livrar da ferrugem e manter limpo um poço artesiano são as estações de tratamento. Elas têm como função remover metais que ocasionam o problema. A remoção é feita através da decantação dos flocos que vão ser produzidos pela ação de produtos químicos com função coagulante.

Existe outro procedimento mais simples, chamado complexação, também usado para combater o problema. Por ele, é realizada uma infiltração de produtos dessa natureza no poço, com auxílio de uma bomba dosadora. Os produtos utilizados para remoção de ferrugem de um poço são atóxicos e à base de fosfatos.

Desta forma, podem ser reparadas a cor, turbidez, cheiro, gosto e descartada a possibilidade de incrustação.

Lembrando que, uma quantidade mínima e/ou aceitável de ferro não causa mal ao usuário da água, mesmo em pessoas alérgicas a metal. Normalmente, quantidades de até 3ppm são aceitáveis, não trazendo nenhum risco.


Para este e outros serviços, conte com a CPA! Fique por dentro de todas as redes sociais e compartilhe este conteúdo com alguém que esteja passando por este problema. Se restarem dúvidas, entre em contato conosco!

Limpeza em Poços artesianos
Atenção! O seu poço artesiano pode estar precisando de um banho.
A seca tem comprometido a sua produção no campo? Veja como minimizar os impactos

8 Comentários. Deixe novo

José Vasconcellos
19 de março de 2020 6:48 PM

Boa noite. Pesquisando problemas de água com ferrugem na minha cisterna, deparei com esta firma, q é mineira. Minha cisterna está com a água amarelada com gosto de ferrugem, com produção de 2000 litros diário. Preciso de um filtro para este volume. Desde já, obrigado.

Responder
Maria Auxiliadora Carneiro Da Silva C.da Silva
7 de agosto de 2021 6:00 PM

Gostaria de saber mais informações

Responder

Boa tarde!
Meu poço estar com água amarelada, o que faço?

Responder

Existe um bairro inteiro com esse problema. O gosto da água e o cheiro são de ferrugem, os estragos em torneiras, pias, chuveirs, roupas e máquinas são terriveis. Como posso ajuda-los?

Responder
Ronaldo Moura Silveira
8 de janeiro de 2022 8:08 AM

Mandei furar poço aí deu ferrugem oque faço

Responder

Comprei uma casa na baixada fluminense no rio de janeiro e ela já tem um poço artesiano e ela tem cheiro de ferrugem como faço para acabar com esse desagradável cheiro

Responder

Boa tarde!fiz um poço semi artesiano mas estou com problemas com cheiro de ferrugem na água o que posso usar para tratar ? Desde já agradeço

Responder

Boa tarde!fiz um poço semi artesiano mas estou com problemas com cheiro de ferrugem na água o que posso usar para tratar ?

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu