Atenção! O seu poço artesiano pode estar precisando de um banho.

Nenhum comentário
[vc_custom_heading text=”Compartilhe” font_container=”tag:h6|text_align:center” use_theme_fonts=”yes” css=”.vc_custom_1564597713120{margin-top: 3% !important;margin-bottom: 2px !important;}”]

 

Com um certo tempo, seu poço irá começar a apresentar certas anormalidades como mau funcionamento de equipamentos, baixa qualidade da água, dentre outros. Mas todos estes sinais indicam apenas que seu poço precisa tomar um banho. Gostaria de entender como é realizada essa limpeza? Acompanhe e entenda um pouco mais desse processo em nosso post.

Em poços artesianos com 100 metros de profundidade, normalmente a motobomba não está instalada bem no fundo. Por exemplo, em poços com níveis dinâmicos de 80 metros, a motobomba estará a uma profundidade de 92 metros. Entre a motobomba e o solo sobram cerca de 8 metros e nesse local, com a água parada, são criados sedimentos. Uma parte da sujeira é sugada e levada para sua caixa d’água e a outra parte se impregna nas paredes do poço. Isso pode causar o entupimento das fontes pelas quais o poço é abastecido.

Quando a sujeira se acumula neste local, é a hora de efetuar a limpeza do seu poço artesiano. Esse “banho” é realizado com equipamentos especializados e produtos químicos biodegradáveis que não agridem a natureza, pois são feitos de ácido cítrico. Sempre é importante estar atento aos danos ao meio ambiente!

Como é feita a Limpeza do Poço Artesiano?

Inicialmente, retira-se a motobomba de dentro do poço. Isso é feito para que seja possível inserir a mangueira e a tubulação, que são colocadas próximas ao fundo. Estes equipamentos são acoplados a um compressor que insere água por meio da mangueira acoplada. Isso faz com que a água e os sedimentos subam pela tubulação.

O próximo passo é realizar uma retrolavagem para eliminar mais sujeiras. Após realizar a limpeza, um produto químico é aplicado no fundo do poço e fica em descanso por no mínimo 6 horas. Após o descanso é necessário realizar mais uma retrolavagem para que o produto químico seja retirado. Agora seu poço artesiano está limpo e em perfeito estado para aproveitamento.


Agora que você já está por dentro do assunto, agende uma visita da CPA e realize a manutenção do seu poço artesiano. Possuímos uma equipe pronta para atendê-lo da melhor maneira possível.

Documentos Necessários
Documentos necessários para solicitar a perfuração de um poço artesiano
Aprenda como tratar a água contaminada com ferrugem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu